sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cientistas criam mosquito imune à malária




Cientistas criam mosquito imune à malária
"Larva de mosquito"
Cientistas nos Estados Unidos conseguiram desenvolver um mosquito transgênico resistente à malária, segundo um estudo divulgado na revista científica PloS Pathogens.
Os pesquisadores da Universidade do Arizona introduziram um gene que afeta o aparelho digestivo do inseto, impedindo o desenvolvimento do parasita da malária.
Os cientistas incluíram uma marcação fluorescente no gene para certificar-se de que as larvas do inseto haviam sido efetivamente modificadas.
A mudança na constituição do mosquito também diminuiria sua expectativa de vida.
"Esta foi a primeira vez que conseguimos bloquear completamente o desenvolvimento do parasita no mosquito", disse Michael Riehle, um dos pesquisadores.
Natureza
O objetivo, segundo os pesquisadores, é introduzir o mosquito modificado no meio ambiente para que ele substitua o inseto que carrega a doença.
"Antes de fazermos isto, temos que de alguma forma dar vantagens competitivas aos mosquitos (transgênicos) sobre os que carregam a doença", disse Riehle.
Uma das possibilidades é garantir que o gene modificado seja transmitido a novas gerações e se espalhe por toda a população de insetos.
Outra opção seria tornar os mosquitos geneticamente imunes a toxinas usadas contra os insetos que portam a malária.
Mas existem preocupações éticas a respeito de soltar insetos modificados no ambiente. Especialistas dizem que, além dos entraves científicos, é preciso avaliar efetivamente os riscos e benefícios para a espécie humana e a natureza.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

2 comentários:

  1. podia aplicar isso nas pessoas.. HUAHUAHAHUA

    ResponderExcluir
  2. uhauauha....acho q não teria o mesmo efeito, até pq já existe a vacina contra a malária... não sei se o projeto desses pesquisadores pode dar certo...mas de uma coisa sei, cada modificação que eles façam na natureza dos seres pode ser prejudicial mais na frente :(...como por exemplo as plantas que produzem seu próprio pesticida que poluem rios e que ainda são vendidas mesmo sendo proibidas :S ....tudo que é trangênico tem um grau de desconfiança.

    beijuxxx
    obg pela visita e pelo comentário ^^
    ;**

    ResponderExcluir