Cientistas da Universidade Loughborough, no Reino Unido, divulgaram uma possível solução para o problema ambiental que surgiu com o crescimento das instalações de fazendas de energia eólica: a colisão de pássaros e morcegos nos moinhos. A alternativa seria pintar as turbinas eólicas, de preferência de roxo.
Sabe-se que os pássaros são daltônicos e morcegos são cegos. Porém, especula-se que o que os atrai em direção às turbinas é a presença de insetos, que são afetados pela cor, de acordo com a estudante de PhD Chloe Long. Ela também afirma que não existem estudos detalhados que dizem que tipo de inseto específico pode ser atraído pelas turbinas ou o porquê.
Chloe e seus colegas de universidade Dr. James Flint e Paul Lepper chegaram a essa conclusão após fazer um estudo empírico onde pintaram vários moinhos de vento de 13m de altura de forma aleatória e de diversas cores, como branco, cinza, azul, vermelho e roxo.
O resultado foi uma repulsão maior dos insetos com a cor roxa. Isso não significa, necessariamente, que todas as turbinas devam que ser roxas, mas significa que há uma mudança na vida desses seres vivos que pode resultar em um impacto nos pássaros e morcegos que os seguem.
Descobriu-se, também, que cores com componentes ultravioleta e infravermelho, invisíveis aos humanos e visíveis aos insetos, podem aumentar a atração.
"Se a solução fosse tão simples quanto pintar turbinas em diferentes cores, poderia ser uma estratégia de redução de custo-benefício", completou Chloe.
Foto: Changhua Coast Conservation Action
Nenhum comentário:
Postar um comentário