Portal EcoD, Atualizado: 28/8/2010 15:00
Escócia desenvolve biocombustível a partir de uísque
O uísque, bebida típica da Escócia e um dos principais produtos da economia escocesa, tem sido usado para o desenvolvimento de um novo biocombustível, que poderá ser encontrado nos postos em alguns anos.
Ao utilizarem amostras da Glenkinchie Distillery em East Lothian, pesquisadores da Universidade Napier, em Edimburgo, desenvolveram um método de produção de biocombustível a partir de dois subprodutos obtidos no processo de destilação de uísque: o líquido que fica no alambique e resíduos dos grãos utilizados.
Segundo matéria publicada nesta quarta-feira, 18 de agosto, pelo jornal inglês The Guardian, grandes quantidades desses dois subprodutos são obtidas pelo setor a cada ano e, segundo os cientistas, existe um grande potencial para o novo biocombustível, que pode ser usado em carros convencionais, sem necessidade de adaptar os motores, e também em aviões.
A utilização deste novo método produzirá o butanol (superior ao etanol), que fornece 30% a mais de energia. A metodologia foi baseada em um processo usado há cem anos para produção de butanol e acetona por meio da fermentação do açúcar. Ela foi adaptada pela equipe de cientistas, que usou os subprodutos do uísque como ponto de partida.
O professor Martin Tangney, coordenador do projeto, afirmou que o uso dos resíduos produzidos na fabricação do uísque é mais sustentável em termos ambientais do que as plantações destinadas à produção de biocombustível. "O que as pessoas têm de fazer é parar de pensar "ou um ou outro" e parar de pensar no mesmo tipo de alternativa para o petróleo. Coisas diferentes serão necessárias em países diferentes", defendeu o pesquisador.
Foto: tienvijftien (Flickr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário