domingo, 22 de agosto de 2010

Zero Emissions Race: Corrida vai dar a volta ao mundo em carros elétricos

Portal EcoD, Atualizado: 20/8/2010 15:00


Quatro veículos, 80 dias e 30 mil quilômetros de percurso que deverá ser percorrido sem lançar nenhuma grama de CO2 na atmosfera. Parece impossível, mas já está acontecendo. Um desafio fez com que quatro equipes diferentes aceitassem dar a volta ao mundo em veículos elétricos.
A corrida Zero Emissions Race começou no dia 15 de agosto, e irá passar por Berlim, Kiev, Moscou, Xangai, Los Angeles, Cidade do México, Lisboa e outras 150 cidades. A largada foi em Genebra, mesmo local da chegada.
Durante a viagem os pilotos e engenheiros das equipes irão promover coletivas de imprensa e eventos de conscientização sobre o meio ambiente. Em novembro, os participantes marcarão presença na conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontecerá na Cidade do México.


- Equipes


Quatro equipes de países diferentes, Suíça, Coreia do Sul, Austrália e Alemanha, aceitaram o desafio e vão competir entre si. Cada uma desenvolveu um carro elétrico diferente e será responsável por gerar a mesma quantidade de energia elétrica consumida pelo veículo no seu próprio país usando apenas fontes renováveis, como energia solar, vento, ondas ou geotérmica.
O carro sul-coreano, por exemplo, vai consumir 84,7 watts-hora por quilômetro. Para todo o percurso de 30 mil quilômetros, a equipe terá de gerar 2,54 megawatts-hora - que será produzido por painéis solares na região de Geon-nam, na Coreia do Sul. Em cada uma das paradas os carros serão abastecidos com energia elétrica necessário para o próximo trecho.


Os veículos devem atender aos seguintes critérios:
- ser movidos a um motor elétrico;
- dirigir ao menos 250km de distância a uma velocidade média de 80 km/h ou mais;
- ser capaz de alcançar uma distância máxima de 500 km ao dia, com uma parada para recarga de quatro horas no almoço;
- carregar ao menos dois passageiros.

Como a competição Zero Race é sobre transporte sustentável e mobilidade, os participantes serão julgados além da ordem de cruzamento da linha de chegada.
Alguns dos critérios são:
- credibilidade: baseada na performance do carro, o número de quebras e reparos necessários durante a corrida;
- potência e velocidade: baseado na aceleração e capacidade para terminar a corrida;
- eficiência energética: baseado em análise de fabricantes e especialistas;
- popularidade do carro: baseada na opinião do público;
- segurança: baseada nas avaliações de engenheiros;
- design: baseada em pesquisas com espectadores e o público durante a corrida.
Corrida por um mundo melhor

O evento foi idealizado pelo ambientalista e aventureiro suíço Louis Palmer, que em 2008 deu a volta ao mundo em um carro movido a energia solar. No projeto, batizado de SolarCar, Palmer percorreu 54 mil quilômetros durante 18 meses.
"Nós queremos mostrar que mobilidade elétrica e energias renováveis são uma solução para se ter uma vida ecologicamente equilibrada neste planeta", afirmou Palmer.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário