segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TckTckTck: 23 associações, 100 dias, uma missão. Acordo em Copenhague


À medida que se aproxima a data da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP15), acentuam-se as ações para intimar os líderes mundiais a chegar a um acordo.
Há poucos dias, um grupo de mais de 20 associações de diferentes partes do mundo se uniram em uma campanha sem precedentes para convocar as pessoas a exigir um acordo que possa frear o aquecimento global.
Com o nome de TckTckTck, uma referência ao barulho de um relógio marcando a passagem do tempo, a ação já reuniu mais de um milhão de pessoas que se disseram a favor de um novo acordo climático.



Imagem: Ação do Greenpeace 
China para a campanha ©TckTckTck.

Participaram da campanha as organizações CARE International, Global Humanitarian Fórum, Oxfam, Avaaz.org, Greenpeace, 350, Union of Concerned Scientists Califórnia, Équiterre, Amnesty International, WWF, Christian AID, UN Seal the Deal, Centre for Social Markets, Vitar Civilis, World Council of Churches, Global Call to Action Against Poverty, International Institute for Environmental and Development, Consumers International, Age of Stupid, IndyACT, Realizing Rights, E3G e Presencia Ciudadana.
A ideia da ação é fazer com que os líderes mundiais assinem um tratado justo e amplo, que comprometa legalmente todas as partes a cumpri-lo. Os principais objetivos a serem alcançados são:
  •  A redução em 40% das emissões de poluentes dos países desenvolvidos até 2020.
  • Apoio para que os países subdesenvolvidos possam se adaptar às consequências do aquecimento global e reduzir as emissões por meio do acesso à tecnologia.
  • Proteção das comunidades marginalizadas de todos os países.
  • Garantir que as emissões de gases que causam o efeito-estufa não atinjam o pico máximo depois de 2017, e que sejam reduzidas a 350ppm o mais depressa possível
  • Criar condições para o desenvolvimento de energia e trabalho sustentável para todos.
  • Estabelecer as bases para um futuro próspero para as pessoas, a flora e a fauna.
  • Garantir que o tratado possa ser verificado e executado por meios legais.

Entre as pessoas que aderiram à campanha, estão celebridades como o ator mexicano Gael García Bernal, que filmou um comercial para obter mais assinaturas para a causa.
Para participar, entre no site TckTckTck.org e assine a petição. Ainda não se sabe se a pressão das pessoas e organizações vai atingir seu objetivo, mas nunca é demais somar esforços. A meta é atingir os objetivos até o dia 7 de dezembro.
Links: TckTckTck.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário