Há poucos dias, um grupo de mais de 20 associações de diferentes partes do mundo se uniram em uma campanha sem precedentes para convocar as pessoas a exigir um acordo que possa frear o aquecimento global.
Com o nome de TckTckTck, uma referência ao barulho de um relógio marcando a passagem do tempo, a ação já reuniu mais de um milhão de pessoas que se disseram a favor de um novo acordo climático.
Imagem: Ação do Greenpeace
China para a campanha ©TckTckTck.
A ideia da ação é fazer com que os líderes mundiais assinem um tratado justo e amplo, que comprometa legalmente todas as partes a cumpri-lo. Os principais objetivos a serem alcançados são:
- A redução em 40% das emissões de poluentes dos países desenvolvidos até 2020.
- Apoio para que os países subdesenvolvidos possam se adaptar às consequências do aquecimento global e reduzir as emissões por meio do acesso à tecnologia.
- Proteção das comunidades marginalizadas de todos os países.
- Garantir que as emissões de gases que causam o efeito-estufa não atinjam o pico máximo depois de 2017, e que sejam reduzidas a 350ppm o mais depressa possível
- Criar condições para o desenvolvimento de energia e trabalho sustentável para todos.
- Estabelecer as bases para um futuro próspero para as pessoas, a flora e a fauna.
- Garantir que o tratado possa ser verificado e executado por meios legais.
Entre as pessoas que aderiram à campanha, estão celebridades como o ator mexicano Gael García Bernal, que filmou um comercial para obter mais assinaturas para a causa.
Para participar, entre no site TckTckTck.org e assine a petição. Ainda não se sabe se a pressão das pessoas e organizações vai atingir seu objetivo, mas nunca é demais somar esforços. A meta é atingir os objetivos até o dia 7 de dezembro.
Links: TckTckTck.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário