sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Universo

Para especulações assustadoras sobre o fim do mundo como o conhecemos em 2012, geralmente as pessoas se referem a uma profecia Maia, não à ciência. Mas um grupo de cientistas da NASA descreveu, em um arrepiante relatório divulgado este ano, que o fim pode está próximo, e será causado por intensas explosões solares.

O tal relatório apocalíptico recebeu o título de “Severe Space Weather Events — Understanding Societal and Economic Impacts” e descreve as consequências de explosões solares que poderão nos atingir exatamente em 2012, causando destruição nos sistemas elétricos do mundo inteiro. De acordo com o relatório, tal catástrofe custaria aos Estados Unidos, por exemplo, entre US$ 1 trilhão e US$ 2 trilhões e a recuperação desses sistemas levaria algo entre 4 e 10 anos. E isso seria apenas uma pequena fração dos danos globais causados por tais eventos.

E sabe o pior? O próximo perídodo de intensas explosões solares está previsto exatamente para o ano de 2012. Aí você pode pensar: mas isso sempre ocorreu e nunca nos afetou de forma tão destruidora. É verdade! Mas em 2012, os cientistas afirmam que um buraco formado no campo magnético da Terra poderá servir como porta de entrada para que os efeitos destas explosões causem o armagedon.

Isso parece até aquelas teorias de conspiração sobre o fim do mundo. Mas este artigo (em Inglês), publicado no site da revista “Wire”, explica como estes eventos poderão nos afetar e causar tantos estragos. O relatório, quando foi divulgado no inicio deste ano, não recebeu muita atenção, talvez pela conotação sobrenatural do ano 2012. Os Maias afirmaram em sua profecia, que aquele ano seria marcado por grandes calamidades que resultariam no nascimento de uma “nova era”.

Mas o relatório da NASA está deixando a comunidade científica em alerta e de olho na ameaça eletromagnética que poderá marcar, digamos assim, o nosso fim…

Nenhum comentário:

Postar um comentário