quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Braskem e Cetrel inauguram sistema de reuso de água industrial na Bahia

Portal EcoD (© Copyright (c) Source Company Ltd. 2006, All Rights Reserved.)Com investimento superior a R$ 20 milhões em obras, equipamentos e tubulações, a meta na primeira fase é fornecer 500 m³ a 800 m³/h de água por hora para o Polo Industrial de Camaçari. Os recursos são provenientes do Programa de Inovação da Cetrel com apoio preponderante da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep). A iniciativa reduzirá a demanda da Braskem por recursos hídricos em, no mínimo, 4 bilhões de litros/ano.

Braskem e Cetrel inauguram sistema de reuso de água industrial na Bahia
O projeto Água Viva, considerado o maior sistema de reuso de água na indústria da Bahia, foi inaugurado na manhã de quinta-feira, 20 de dezembro, no Polo Industrial de Camaçari, região metropolitana de Camaçari. 

A iniciativa é desenvolvida em parceria pelas empresas Cetrel e Braskem, com o objetivo de possibilitar a reutilização de águas pluviais e efluentes tratados.

Com investimento superior a R$ 20 milhões em obras, equipamentos e tubulações, a meta na primeira fase é fornecer 500 m³ a 800 m³/h de água por hora para o Polo Industrial de Camaçari. Os recursos são provenientes do Programa de Inovação da Cetrel com apoio preponderante da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep).

A iniciativa reduzirá a demanda da Braskem por recursos hídricos em, no mínimo, 4 bilhões de litros/ano, podendo alcançar em anos mais chuvosos o volume de 7 bilhões de litros/ano.

 Com o novo sistema, o volume de água poupado pela Braskem em seus processos industriais será equivalente ao consumo médio diário de água potável de uma cidade com até 150 mil habitantes. “O objetivo da empresa é avançar com iniciativas que melhorem a eficiência hídrica e energética de nossos processos, otimizando a utilização deste recurso cada vez mais escasso no planeta”, afirmou Sérgio Hortélio, engenheiro responsável pelo projeto na petroquímica.

Simbiose industrial

Além da economia de água, o projeto possibilita economia de energia elétrica usada para bombeamento e na produção de insumos básicos, fundamentais para o funcionamento das indústrias do Polo. “Um projeto bem-sucedido técnica e economicamente pode ser um grande exemplo para as demais empresas do complexo que estejam querendo investir em soluções para a sustentabilidade”, analisou Hortélio.

Eduardo Pedroza, gerente de negócios na área de água da Cetrel, aponta que o Água Viva é um exemplo relevante de simbiose industrial, que tira proveito de gestão ambiental integrada em um condomínio industrial, como o Polo de Camaçari, oferecendo novas perspectivas para a eficiência na utilização dos recursos hídricos.

“Essa parceria foi um desafio econômico e se consolida como inédita também por conta do baixo custo do projeto e grande ganho para a população. Cerca de 10% de toda a água do Polo será reciclada, proporcionado menor demanda de água para fins industriais, preservando os recursos hídricos para abastecimento humano”, enumerou Eduardo Pedroza.

O projeto Água Viva é uma das ações motivadas pelo macro-objetivo de eficiência hídrica da Braskem, cuja visão é, até 2020, estabelecer a empresa como referência no uso de recursos hídricos, reutilizando 100% da água nas localidades de estresse hídrico. Colaborando para a preservação ambiental ao promover o uso mais racional dos recursos naturais, a Braskem encerrou 2011 com 18% de reutilização de água, e reduziu produção de efluentes em 36% desde a sua fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário