sábado, 1 de dezembro de 2012

Jovens voluntários da Rio+20 concorrem a prêmio global da ONU



A preparação aos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, que antecedeu a Rio+20, teve a participação de uma galera para lá de especial: 22 jovens brasileiros que ajudaram a divulgar a iniciativa e estimular a participação popular, através das redes sociais, a fim de definir as questões prioritárias da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.


Jovens voluntários da Rio+20 concorrem a prêmio global da ONU





A preparação aos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, que antecedeu a Rio+20, teve a participação de uma galera para lá de especial: 22 jovens brasileiros que ajudaram a divulgar a iniciativa e estimular a participação popular, através das redes sociais, a fim de definir as questões prioritárias da 
Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Esse time de voluntários é uma das dez equipes vencedoras do Prêmio Voluntariado On-line 2012, que ainda concorrem globalmente para o vencedor favorito do público. O resultado da votação, que vai até terça-feira, 4 de dezembro, será divulgado no Dia Internacional de Voluntariado (IVD), comemorado dia 5 de dezembro. O grupo escolhido participará de um vídeo sobre o impacto das contribuições dos voluntários nas atividades da ONU.

De acordo com a ONU, o Dia Internacional do Voluntário 2012 propõe reconhecer o engajamento para informar as pessoas sobre o impacto do voluntariado na paz e no desenvolvimento sustentável. “O prêmio reconhece essas contribuições”, afirmou a coordenadora executiva do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), Flavia Pansieri. A instituição conecta, anualmente, mais de 11 mil voluntários on-line a organizações de desenvolvimento em todo o mundo por meio do serviço de voluntariado pela web.

Satisfação

Foi a primeira vez que a estudante de administração Marcella Alves teve uma experiência voluntária. O resultado foi tão satisfatório que ela espera outras oportunidades. “Me tornar uma voluntária me ajudou a ter um entendimento mais profundo das intenções e dos propósitos da Rio+20, bem como entender como podemos contribuir com pequenas atitudes”, destacou.

Também voluntária, a jornalista Camila Pessoa vai mais longe sobre o que significou a experiência para ela. “Posso dizer que ser um voluntária mudou minha vida. No momento que eu decidi dedicar parte do meu tempo às pessoas que precisam e as causas que acredito, eu me senti mais cidadã, ativa na sociedade que eu vivo. Hoje eu sinto que, de certa forma, fiz a minha parte para contribuir para o mundo que desejo”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário